Argentinos, brasileiros e uruguaios com um objetivo comum: eles verificaram que a melhoria florestal com estudos de DNA pode ser acelerada e sem a necessidade de ir para o campo
A melhoria genética de animais e plantas é um processo tão silencioso quanto extenso. Especialmente no caso de árvores, que podem levar décadas para expressar suas características e desacelerar a escolha, uma etapa essencial para obter espécies superando. Um estudo recente dos pesquisadores da INTA, Conicet, Embrapa (Brasil) e UPM-Forestal Eastern (Uruguai) propõe um mecanismo para acelerá-lo e torná-lo mais barato.
Na verdade, eles descobriram que é eficaz aplicar a seleção genômica, já usada em outros campos, à melhoria florestal. Ou seja, em vez de atrasar os anos em observação de campo para avaliar o crescimento e a qualidade da madeira, as informações do DNA podem ser usadas para fazer previsões e acelerar o processo de seleção. O trabalho intitulado ?Seleção genômica nas árvores florestais ganha vida: abastando seu potencial em uma geração avançada de quatro gerações, publicada nas fronteiras da revista em ciências vegetais, avalia quatro gerações de quatro gerações de eucalipto grandis para ver quão provável é antecipar o crescimento no volume, a densidade da madeira e a performance apenas com a pin. O enorme potencial da seleção genômica para tornar mais eficiente a melhoria das árvores, reduzindo os custos, os tempos de avaliação e permitindo selecionar indivíduos superiores com maior precisão, disse o pesquisador Eduardo Eduardo Eduardo com Eduardo Eduardo Eduardo Eduardo Eduardo Cappa, que pertence a INTA e conferto. Um dos aspectos difíceis de estimar é o crescimento do volume.
PODE LHE INTERESSAR
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço
Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.
Mais madeira | Terminais aéreos como espaços de bem-estar com design e ambiente natural
Num mundo em que a saúde mental, o bem-estar integral e a ligação com a natureza são cada vez mais urgentes, a madeira surge como um material cada vez mais escolhido para transformar não só a forma como vivemos, mas também a forma como nos sentimos e nos movemos.





















