E se a madeira logo substituísse o concreto para obter uma construção mais sustentável?

E se a madeira logo substituísse o concreto para obter uma construção mais sustentável?

Os pesquisadores americanos conseguiram fortalecer a madeira por minerais injetados em escala nanométrica, sem alterar suas propriedades mecânicas. Os pesquisadores americanos desenvolveram uma técnica para fortalecer a madeira, adicionando minerais em uma escala muito pequena, o que pode permitir usar madeira em vez de aço e concreto na indústria da construção.

O fortalecimento da madeira em investigadores de escala nanométrica da Universidade Atlântica da Flórida tentaram desenvolver um método para fortalecer a madeira injetada com minerais em uma escala nanométrica. De acordo com os resultados de sua pesquisa, publicada recentemente na ACS Appliad Materials and Interfaces, um tratamento específico parece ser muito eficaz. Para este estudo, os cientistas se concentraram em carvalho vermelho, uma madeira dura comum na América do Norte, pertencente à categoria de madeira de madeira, ou seja, madeira com grandes embarcações em forma de anel usadas para transportar e espalhar água dentro da árvore. Vermelho, sem alterar as propriedades mecânicas globais que conferem suas vantagens à madeira, isto é, sem torná -lo mais pesado, menos flexível e sem ser prejudicial ao meio ambiente. Eles finalmente alcançaram o resultado desejado introduzindo um mineral chamado ferri -hidrita na madeira em uma escala nanométrica. Este mineral, obtido através de uma reação química simples entre nitrato férrico e hidróxido de potássio, é um óxido de ferro que é freqüentemente encontrado na natureza. Por que esse experimento desse tipo? Para verificar a veracidade de seu estudo, os pesquisadores usaram ferramentas de alta precisão para analisar os efeitos do tratamento com ferriidrito em diferentes escalas. Através da microscopia de força atômica e de um método chamado AM-FM, os cientistas foram capazes de observar as paredes celulares dos carvalhos vermelhos tratados para medir as propriedades da madeira finalmente obtidas, como sua rigidez e elasticidade. Usando um microscópio eletrônico de varredura, os pesquisadores também podem avaliar a resposta da madeira às forças localizadas antes de comparar os resultados obtidos com os resultados obtidos. Essa abordagem multiscalar nos permitiu entender como esse tratamento, aparentemente bastante simples, modifica a estrutura interna da madeira e sua resistência global. Nesta forma, o método usado demonstra que é possível reforçar materiais naturais, como madeira, sem a necessidade de usar tratamentos químicos altamente poluentes. Quando esse material é reforçado, ele pode substituir parcialmente o aço ou o concreto, materiais cuja produção tem um impacto importante no meio ambiente. A construção sustentável é um grande desafio do nosso tempo, e a madeira agora é considerada uma das principais fontes de materiais renováveis ??e tem sido usada pelos seres humanos desde o início dos tempos. No entanto, ainda existem soluções a serem encontradas para limitar os impactos de seu uso no desmatamento e destruição de ecossistemas; Seria realmente contraproducente resolver parcialmente um problema ambiental apenas para agravar outro.

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A palmeira mais alta do mundo fica na América do Sul: tem a altura de um prédio de 20 andares

A palmeira mais alta do mundo fica nas profundezas da América do Sul, um gigante que desafia os limites da vida vegetal Nas profundezas da América do Sul, entre o nevoeiro e as montanhas, esconde-se uma árvore gigante que poucos conhecem. Majestoso e silencioso, desafiando o mundo sobre o que a vida vegetal pode alcançar.

Ler notícia »

Card image cap O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço

Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.

Ler notícia »

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

HERRAJES NORTE

CASERMEIRO S.R.L.

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

PRODUCTOS MIRO SRL

DIFRA CNC

PERFILESLED

ASERRADERO ROCAS SRL

HERRAJES RIMAC

EL COLONO FERRETERIA

PRECOR SA

SOUTH CHEMICAL

LIJAS HUNTER

TAEDA S.A.

FORESTAL LAS MARÍAS SA

GONZALEZ TUDANCA

ENCHAPADORA SAN JUAN

JOESCAN

COMBILIFT

MARCELO F. CASTELLUCCIO

LYH PLACAS

CONTROL LOGIC