Tucumã | A reserva florestal de Santa Ana nas Yungas foi declarada um novo parque provincial
O governo da província de Tucumán avançou na recategorização da Área Natural Protegida Santa Ana, de 14.500 hectares, como parque provincial
Surge do esforço nas negociações entre o Ministério de Desenvolvimento Produtivo de Tucumã, os legisladores provinciais e a Fundação Rewilding Argentina. É uma das maiores áreas naturais protegidas em Tucumán, bem como a área protegida mais ao sul em Yunga.
O regulamento, que declara este território de 14.500 hectares como "área natural protegida", também prevê diferentes ações destinadas a "conseguir a recomposição gradual da biodiversidade do ecossistema de Las Yungas".
Confrontado com o Parque Nacional Aconquija e situado na antiga Reserva de Santa Ana, criada em 1972 no terreno de um antigo engenho de açúcar, este novo Parque Provincial aumentou assim a proteção de uma das porções mais meridionais e importantes da floresta serrana. yungas, incluindo setores altamente ameaçados da floresta de sopé.
“O projeto ambiental também contempla a restauração ecológica do local, por meio da reintrodução de espécies extintas e da recuperação de espécies ameaçadas, a fim de recompor a fauna do ecossistema Yungas e favorecer o corredor de biodiversidade que forma as duas áreas protegidas”, indicou da ONG Rewilding Argentina.
Além disso, o novo parque prevê o uso público da área, o que exigirá o planejamento do desenvolvimento de infraestruturas de turismo de natureza e proporcionará novas oportunidades de desenvolvimento para as comunidades vizinhas.
A unidade está localizada no sudoeste da província de Tucumán, ocupando parte das terras que pertenciam à antiga Usina Santa Ana, localizada na área de Aguilares.
Localiza-se biogeograficamente nas Yungas, estendendo-se sobre serras relativamente baixas e suavemente quebradas mais afastadas do Aconquija, encostadas nos Cumbres de Santa Ana, constituindo parte da bacia do rio Chico.

PODE LHE INTERESSAR
Mais madeira | Terminais aéreos como espaços de bem-estar com design e ambiente natural
Num mundo em que a saúde mental, o bem-estar integral e a ligação com a natureza são cada vez mais urgentes, a madeira surge como um material cada vez mais escolhido para transformar não só a forma como vivemos, mas também a forma como nos sentimos e nos movemos.
O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências
Conheça o país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências As alterações climáticas e a desflorestação causaram grandes danos ecológicos em muitos locais. Por isso, um país plantou 350 milhões de árvores num dia e assim obteve um recorde mundial, embora se estime que em 2025 plante o dobro.
Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais
O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.





















