Curiosidades da natureza
A Árvore Tule em Oaxaca, México
Em Oaxaca, no México, existe uma das árvores com maior circunferência de tronco do mundo. A árvore Tule, como é conhecida, exala plenitude aos seus quase 2.000 anos de idade, pois, segundo a lenda, foi plantada em um local sagrado. Se 10 carros de tamanho médio fossem colocados lado a lado em um círculo, isso seria aproximadamente do mesmo tamanho que a circunferência dessa árvore. A espécie é nativa do México, embora também seja encontrada em áreas muito localizadas do sul do Texas e noroeste da Guatemala. Em 1921, para comemorar o centenário da independência mexicana, a espécie foi escolhida como árvore nacional por seu esplendor, beleza, longevidade, dimensões colossais e tradição. Felizmente, sua madeira é macia e fraca, por isso não é usada para construção.
Segundo uma lenda zapoteca, afirma-se que foi plantada há cerca de 1.400 anos por Pechocha, sacerdote de Ehécatl, deus do vento. Outra lenda diz que alguns líderes das grandes nações se reuniram e resolveram se separar em 4 grupos, rumo aos 4 pontos cardeais e em cada um plantaram ahuehuetes, o grande Tule seria um deles. Tende-se a afirmar que a sua localização é um local sagrado, posteriormente ocupado pela Igreja.

PODE LHE INTERESSAR
Pinte as ruas de rosa e branco na primavera: qual é a árvore mais bonita do mundo e por quê, segundo a AI
Os seus ramos delicados, os tons suaves das suas pétalas e o formato harmonioso da árvore fazem dela uma imagem quase poética.
Mais madeira | Terminais aéreos como espaços de bem-estar com design e ambiente natural
Num mundo em que a saúde mental, o bem-estar integral e a ligação com a natureza são cada vez mais urgentes, a madeira surge como um material cada vez mais escolhido para transformar não só a forma como vivemos, mas também a forma como nos sentimos e nos movemos.
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.





















